SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número1Las nuevas tecnologías como instrumentos semióticos y culturales del aprendizaje: una mirada desde la perspectiva histórico-culturalPosibilidades y desafíos de la investigación con niños durante la pandemia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

SALVADOR ALVES DE OLIVEIRA, Evandro  y  CECILIO, Sálua. Trabalho (Docente), Neoliberalismo e Produção de Subjetividades no Capitalismo Global: Evidências de uma "Nova Razão do Mundo" na Era Digital. Educação. Porto Alegre [online]. 2023, vol.46, n.1, e42727.  Epub 29-Abr-2024. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2023.1.42727.

Pesquisas indicam que a fábrica do sujeito neoliberal produz indivíduos (incluindo os docentes) que se tornam empresários de si e controladores de suas próprias regras, metas e resultados. Assim, o objetivo deste artigo é analisar aspectos sobre o campo tenso e fértil que envolve o mundo do trabalho (docente) e do neoliberalismo, buscando compreender como ocorre a produção de subjetividades nesse contexto compreendido como capitalismo global. Neste estudo, realizado com professores universitários, que integra uma rede de pesquisas sobre trabalho docente, os dados revelam como o trabalho tem sido modificado em razão dos fenômenos de diversas ordens que o atravessam em suas várias dimensões. A metodologia da pesquisa baseou-se na abordagem qualitativa e incluiu entrevistas semiestruturadas com 15 docentes do ensino superior, cujas respostas foram tratadas a partir da análise de conteúdo. Constatou-se que muitas mudanças têm ocorrido, relacionadas ao ritmo de trabalho que professores enfrentam atualmente, considerando diversas questões que remetem à intensificação do trabalho docente; os recursos tecnológicos digitais exercem um papel nesse processo e se configuram como um fenômeno que contribui para possíveis transformações nos sujeitos e na sociedade; e a produção das subjetividades tem sido atravessada por essas inovações pungentes que nos atingem em razão das novidades tecnológicas e mídias sociais com as quais os sujeitos estabelecem relações.

Palabras clave : trabalho docente; cultura digital; ensino superior.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )