SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número1Brujas en los currículos: ofensiva anti género en los currículos de la educación brasileñaEl eje Psicología de la Educación en ANPEd Sul: entre idas y venidas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

ROLDAO, Flávia Diniz  y  SA, Ricardo Antunes de. Experiência estética e religação do conhecimento na educação: um ensaio a partir dos pressupostos teóricos do Pensamento Complexo. Educação. Porto Alegre [online]. 2023, vol.46, n.1, e44387. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2023.1.44387.

O texto é um ensaio teórico-bibliográfico. Discute a ideia da religação dos conhecimentos e da experiência estética conforme expressa no Pensamento Complexo proposto por Edgar Morin. Busca sustentar a necessidade da religação dos diferentes conhecimentos, conforme preconizado pelo autor, e salienta a questão das experiências estéticas nos processos formativos educacionais escolares e universitários como dimensão humana fundamental. A reflexão teórico-bibliográfica aposta na possibilidade de uma formação complexa, pertinente e humanizadora dos estudantes, ressaltando a importância do acolhimento da dimensão estética na formação humana. Finalizamos o ensaio compartilhando com o leitor algumas indagações para reflexão.

Palabras clave : experiência estética; educação estética; pensamento complexo; complexidade; conhecimento.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )