SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.07 número20Reflexão: um caminho para a construção da competênciaHistória, geografia e ensino religioso: uma proposta integrada índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

TESCAROLO, Ricardo  y  DAROS, Lauro. Aprendizagem e conhecimento: conexões planetárias. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2007, vol.07, n.20, pp.133-141. ISSN 1981-416X.

A crise pela qual passa o planeta Terra resulta de uma cosmovisão baseada no princípio antrópico que concedeu ao ser humano o domínio sobre a natureza e o poder de explorar o planeta. Nasceu então uma nova episteme, centrada no equilíbrio entre razão e emoção, fundada em dois eixos: uma ética planetária e uma espiritualidade ecológica. Cabe à escola, mediante uma aprendizagem transformadora e em colaboração estreita com as demais instâncias da sociedade, criar e alimentar essa nova consciência planetária, que deve resultar na promoção de um desenvolvimento sustentável e integrado.

Palabras clave : Conhecimento; Aprendizagem Transformadora; Ética; Consciência Planetária.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )