Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Diálogo Educacional
versión On-line ISSN 1981-416X
Resumen
MALLMANN, Elena Maria; JACQUES, Juliana Sales y SCHNEIDER, Daniele da Rocha. Formação de professores na perspectiva transdisciplinar: interação dialógico-problematizadora mediada por tecnologias educacionais. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2015, vol.15, n.45, pp.537-556. ISSN 1981-416X. https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.15.045.DS08.
A integração das tecnologias em rede pode potencializar interação dialógico-problematizadora entre sujeitos que, ao formarem redes sociais (redes de atores) na perspectiva da colaboração, transcendem-se a autores e coautores de sua própria aprendizagem. Diante disso, nossa preocupação temática, neste estudo, centrou-se na potencialização de práticas didáticas colaborativas na formação de professores, visando à superação da fragmentação de saberes. Nessa perspectiva transdisciplinar, desenvolvemos uma pesquisa-ação justamente para viabilizarmos, na formação de professores, a produção colaborativa, pautada na articulação entre os conhecimentos oriundas de diferentes áreas do saber, por meio de Recursos Educacionais Abertos (REA). O desenvolvimento de REA possibilita planejamento didático sob a ótica da transdisciplinaridade, tendo em vista que acopla diferentes visões de mundo e pluralidade de concepções pedagógicas. Em consonância com isso, os resultados de nossa pesquisa-ação apontam que o compartilhamento de saberes em rede rompe com a linearidade e fragmentação do ensino na formação de professores. Essa afirmativa nos permite concluir que o princípio de abertura direcionador dos REA potencializa a coautoria em rede, enriquecendo as produções didáticas por meio da integração de múltiplos saberes conectados.
Palabras clave : Formação de Professores; Recursos Educacionais Abertos; Transdisciplinaridade; Tecnologia Educacional; Educação Dialógica.