SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número45La autoría en red: una práctica pedagógica emergenteLa formación docente en el contexto de la hibridez digital tecnológica: el proceso de autonomía índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

MALLMANN, Elena Maria; JACQUES, Juliana Sales  y  SCHNEIDER, Daniele da Rocha. Formação de professores na perspectiva transdisciplinar: interação dialógico-problematizadora mediada por tecnologias educacionais. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2015, vol.15, n.45, pp.537-556. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.15.045.DS08.

A integração das tecnologias em rede pode potencializar interação dialógico-problematizadora entre sujeitos que, ao formarem redes sociais (redes de atores) na perspectiva da colaboração, transcendem-se a autores e coautores de sua própria aprendizagem. Diante disso, nossa preocupação temática, neste estudo, centrou-se na potencialização de práticas didáticas colaborativas na formação de professores, visando à superação da fragmentação de saberes. Nessa perspectiva transdisciplinar, desenvolvemos uma pesquisa-ação justamente para viabilizarmos, na formação de professores, a produção colaborativa, pautada na articulação entre os conhecimentos oriundas de diferentes áreas do saber, por meio de Recursos Educacionais Abertos (REA). O desenvolvimento de REA possibilita planejamento didático sob a ótica da transdisciplinaridade, tendo em vista que acopla diferentes visões de mundo e pluralidade de concepções pedagógicas. Em consonância com isso, os resultados de nossa pesquisa-ação apontam que o compartilhamento de saberes em rede rompe com a linearidade e fragmentação do ensino na formação de professores. Essa afirmativa nos permite concluir que o princípio de abertura direcionador dos REA potencializa a coautoria em rede, enriquecendo as produções didáticas por meio da integração de múltiplos saberes conectados.

Palabras clave : Formação de Professores; Recursos Educacionais Abertos; Transdisciplinaridade; Tecnologia Educacional; Educação Dialógica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )