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Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

MARCONDES, Gláucia Siqueira  y  FERRARI, Anderson. Casamento cigano: tradição ou crime? Processos educativos de constituição de mulheres ciganas. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2020, vol.20, n.67, pp.1837-1861.  Epub 31-Dic-2020. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.20.067.ds15.

Este artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado em Educação, que tinha como foco a constituição de mulheres a partir de relações de saber, de poder e, sobretudo, relações com o outro. Por meio da perspectiva pós-estruturalista e dos estudos de gênero foram problematizados os modos pelos quais três mulheres ciganas vão se constituindo enquanto mulheres dessa cultura. Essas relações dizem de processos educativos e pedagógicos. Para este artigo, selecionamos um ponto que surgiu nos encontros com essas três mulheres: o casamento cigano. A investigação, que também se inspira nos estudos foucaultianos, propõe-se a pensar como os aparatos de verdade e de poder sobre infância e pedofilia interferem no modo como compreendemos o casamento cigano. Destacamos a legislação, em especial a lei nº 13.811/19, e a comunidade cigana como dispositivos pedagógicos importantes na educação e na constituição dos sujeitos no que tange a essas questões.

Palabras clave : Infância; Pedofilia; Discurso; Casamento cigano.

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