SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número70Por una nueva didáctica: discursos y narrativas en la Educación SuperiorFormación de profesores de educación infantil; dando un nuevo significado a las prácticas docentes a través de propuestas psico-corporales índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

ARNDT, Klalter Bez Fontana  y  CRUZ, Dulce Márcia. Pedagogos em formação: revisão sistemática das trajetórias formativas, identidades, letramento e perfil midiático. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2021, vol.21, n.70, pp.1114-1146.  Epub 20-Abr-2024. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.21.070.ds06.

A identidade midiática do pedagogo em formação sofre influência direta da trajetória formativa e da representação social que estes sujeitos têm sobre a profissão escolhida e na relação com as mídias em seu cotidiano. A partir dessa hipótese, o presente trabalho integra uma pesquisa de doutorado em andamento que tem por objetivo verificar e analisar o perfil midiático do pedagogo em formação, numa possível articulação da constituição deste perfil com sua trajetória formativa e com a representação social que estes sujeitos têm sobre a profissão do pedagogo. O propósito deste trabalho é apresentar um retrato temporal de pesquisas já realizadas sobre trajetórias formativas, representação social, identidades, letramento e perfil midiático, evidenciando desde o detalhamento do percurso metodológico até os resultados encontrados. A metodologia usada foi a revisão sistemática e o recorte temporal foi de 10 anos (2010 a 2020), que culminou na análise atenta de 75 trabalhos, resultantes de pesquisas acadêmicas da área da educação. O resultado evidenciou a relevância de pesquisas sobre identidades e sua interface com trajetória formativa, principalmente quando os sujeitos são pedagogos em formação. Discutir sobre identidade midiática dos pedagogos requer levar em consideração a sua relação com as mídias, como estas estiveram presentes em sua trajetória formativa e como essa relação contribuiu na constituição da sua identidade.

Palabras clave : Identidade midiática; Trajetória formativa; Representação social do pedagogo; Revisão sistemática..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )