SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número70Educación a Distancia y uso de Ambientes Virtuales de Aprendizaje: entre lo ideal y lo posible índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

TORISU, Edmilson Minoru  y  BORUCHOVITCH, Evely. Estratégias autoprejudiciais em matemática: uma revisão sistemática da literatura. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2021, vol.21, n.70, pp.1448-1474.  Epub 20-Abr-2024. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.21.070.ao09.

A adoção de estratégias autoprejudiciais de aprendizagem envolve a criação ou declaração de obstáculos, reais ou fictícios, antes da realização de uma tarefa para justificar, antecipadamente, um possível fracasso ou para tornar um sucesso mais recompensador para a autoimagem. Esta prática pode afetar o desempenho e ter consequências desastrosas para o estudante. No caso da Matemática, disciplina temida por muitos, a importância de se pesquisar a influência destas estratégias na vida dos estudantes parece ser ainda maior. Assim, o presente artigo tem como objetivo apresentar uma revisão sistemática da literatura que investiga a adoção de estratégias autoprejudiciais no âmbito da Matemática. A busca foi realizada nas bases de dados SciELO, PsycINFO e ERIC. A amostra final incluiu 10 textos, todos internacionais, sendo 3 trabalhos em eventos e 7 artigos em periódicos. Os resultados revelaram que vários fatores contribuem para a adoção, ou não, de estratégias autoprejudiciais em Matemática. O ambiente de sala de aula e o apoio que o professor oferece a seus alunos, bem como a importância de se considerar outros construtos, como a autoestima e autoeficácia, como algo que afeta a escolha pelo uso de estratégias autoprejudiciais foram variáveis-chave para maior compreensão da adoção destas estratégias. O pequeno número de pesquisas encontrado no âmbito da Matemática sugere que este é ainda um campo profícuo para novas pesquisas, tanto brasileiras quanto internacionais.

Palabras clave : Estratégias autoprejudiciais; Autorregulação; Matemática..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )