SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número80Los materiales como posibilidad de un tercer espacio productor de interculturalidad en la Universidad Intercultural del Estado de Hidalgo (UICEH)Desarrollo de metodologías y estrategias de enseñanza activas en tic en la formación de profesores de educación superior índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Diálogo Educacional

versión impresa ISSN 1518-3483versión On-line ISSN 1981-416X

Resumen

CASTAMAN, Ana Sara. Da dialética entre trabalho pedagógico pesquisado e realizado: a produção acadêmica de Liliana Soares Ferreira. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2024, vol.24, n.80, pp.198-213.  Epub 29-Abr-2024. ISSN 1981-416X.  https://doi.org/10.7213/1981-416x.24.080.ao02.

A pesquisa se debruça sobre a biografia acadêmica de Liliana Soares Ferreira. A Professora, atualmente vinculada à Universidade Federal de Santa Maria, como professora titular, possui uma vasta contribuição no ensino, na pesquisa e extensão, bem como descreveu um(uma) conceito(categoria) de trabalho pedagógico, retroalimentando a comunidade acadêmica na produção do conhecimento na contemporaneidade. Para tanto, objetivou-se narrar e refletir sobre a trajetória na produção acadêmica, da pesquisadora em Educação brasileira, Liliana Soares Ferreira. Desenvolveu-se o estudo teórico-metodologicamente, como uma espécie de metaexplicação, com base na Análise dos Movimentos de Sentidos (AMS), a partir das técnicas da pesquisa bibliográfica e da análise documental. A pesquisa bibliográfica se ocupou de autores(as) que estudam as temáticas abordadas neste artigo e da produção científica da Professora; a documental foi realizada com a análise do currículo da autora na Plataforma Lattes, visualização dos movimentos de sentidos das categorias por ela desenvolvidas, sobretudo, “trabalho pedagógico”, nos textos publicados entre 2019 e 2023. Como técnica de análise dos dados produzidos, aplicou-se a própria AMS. Constata-se, ao narrar e analisar a biografia acadêmica de Liliana, que a pesquisadora elaborou o(a) conceito(categoria) trabalho pedagógico e, a partir dele(a), identificou-se alguns sentidos da dialética entre o trabalho pedagógico pesquisado e o trabalho pedagógico realizado, cujos movimentos entremeados justificam e potencializam a sua trajetória, na (com)vivência com outras(os) sujeitos.

Palabras clave : Biografia; Trabalho pedagógico; Análise dos movimentos de sentidos..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )