SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número03Efeitos das combinações da prática constante e variada na aquisição de uma habilidade motoraO jogo como precursor de valores no contexto escolar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

versión On-line ISSN 1981-4690

Resumen

ROCHA, Braulio; WINTERSTEIN, Pedro José  y  AMARAL, Silvia Cristina Franco. Interação social em aulas de educação física. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte [online]. 2009, vol.23, n.03, pp.235-245. ISSN 1981-4690.

O estudo analisou formas de interação social que ocorrem durante a prática de jogos infantis. A perspectiva histórico-cultural, em especial as contribuições de Vigotski, foi o fundamento teórico para pensarmos a interação social. A pesquisa, caracterizada como observação participante, foi realizada com crianças de nove a 11 anos. A proposta de condução das aulas pautou-se nas aulas abertas, procurando incentivar as crianças a modificarem as regras dos jogos, permitindo que houvesse uma maior chance de interação entre as mesmas. Os dados obtidos no trabalho de campo foram categorizados em três esferas situacionais: participação, atividade e relacionamento. A partir da análise destas esferas é possível afirmar que é no contato entre indivíduos no ambiente educacional, de forma ativa e comprometida, que a interação social ocorre efetivamente de maneira mais interessante, pois exigem dos alunos atitudes que respondam aos problemas e divergências evidenciados entre eles, muitas vezes, sem a imposição do adulto.

Palabras clave : Educação Física; Interação Social; Internalização.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )