SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número4Comparação do equilíbrio dinâmico entre praticantes de Brazilian Jiu-Jitsu com diferentes níveis de experiênciaAnálise das estatísticas relacionadas ao jogo que discriminam as equipes vencedoras das perdedoras no basquetebol profissional brasileiro índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

versión impresa ISSN 1807-5509versión On-line ISSN 1981-4690

Resumen

SOUSA, Gabriel Renaldo de; PINTO, Marília Garcia; SEEBER, Roberto  y  SILVA, Diego Augusto Santos. Associação do estado nutricional com aptidão física relacionada à saúde em adultos com deficiência intelectual. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte [online]. 2015, vol.29, n.4, pp.543-550. ISSN 1981-4690.  https://doi.org/10.1590/1807-55092015000400543.

A obesidade é um problema da saúde pública que tem reflexo direto nos níveis de aptidão física relacionada à saúde, principalmente em pessoas com deficiência intelectual (DI) por uma série de limitações cognitivas e sociais devido à deficiência. O objetivo do estudo é identificar a associação do estado nutricional com os níveis de aptidão física relacionado à saúde em pessoas com DI. A pesquisa foi realizada em uma instituição com 31 homens adultos, tendo a avaliação do estado nutricional sido realizada por meio do IMC, e os testes de aptidão física relacionado à saúde com uso da Bateria de Brockport adaptada (avaliação da adiposidade, teste de flexibilidade, força/resistência muscular e capacidade aeróbia). Utilizou-se a análise de covariância para comparar os grupos eutróficos e o excesso de peso em relação aos componentes de aptidão física relacionados à saúde e o teste exato de Fisher para verificar associação entre as variáveis. A maioria dos adultos não atingiu os critérios mínimos para a saúde. Adultos com excesso de peso (IMC) apresentaram maiores valores de percentual de gordura corporal e menores níveis de força/resistência muscular do que os eutróficos. Os indícios da associação entre excesso de peso com altos níveis de percentual de gordura e baixos níveis de força/resistência muscular alerta para a necessidade de programas específicos para população com DI.

Palabras clave : Deficiência intelectual; Obesidade; Índice de massa corporal; Adulto; Saúde da pessoacom deficiência.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )