SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número01O conhecimento sobre a violência de gênero entre estudantes de Medicina e médicos residentesO uso da técnica de role-playing como sensibilização dos alunos de Medicina para o exame ginecológico índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Médica

versión On-line ISSN 1981-5271

Resumen

MUNIZ, José Roberto  y  EISENSTEIN, Evelyn. Genograma: informações sobre família na (in)formação médica. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2009, vol.33, n.01, pp.72-79. ISSN 1981-5271.

Os autores apresentam o genograma como um instrumento clínico de trabalho para o profissional de saúde. Fundamentado na teoria sistêmica, o genograma possibilita analisar o contexto psicossocial do paciente, sua família e sua doença. Por ser um mapa relacional, facilita a visualização do contexto familiar, funcionando como uma “radiografia” psicossocial do paciente. Os autores sugerem seu uso na prática clínica e fornecem exemplos de sua aplicação. Concluem ser um instrumento que favorece a identificação de estressores no contexto familiar, no estabelecimento da relação entre estes e o processo saúde-doença. O genograma evidencia a identificação de padrões transgeracionais de doença e de redes de apoio psicossocial, além de possibilitar a ampliação de estratégias terapêuticas mais adequadas.

Palabras clave : Psicologia Médica; Educação Médica; Terapia Familiar; Saúde da Família; Relações Familiares; Prática Profissional.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )