SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número02A ética na história do aconselhamento genético: um desafio à educação médicaAs mudanças na educação médica brasileira em perspectiva: reflexões sobre a emergência de um novo estilo de pensamento índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Médica

versión On-line ISSN 1981-5271

Resumen

RIOS, Izabel Cristina. Humanização: a essência da ação técnica e ética nas práticas de saúde. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2009, vol.33, n.02, pp.253-261. ISSN 1981-5271.

O presente artigo discute o surgimento da humanização no contexto histórico e cultural de nossa época no momento em que a sociedade pós-moderna passa por uma revisão de valores e atitudes. Aprofunda o conceito de humanização e apresenta suas principais vertentes: a humanização como movimento contra a violência institucional na área da saúde, como princípio de conduta de base humanista e ética, como política pública para a atenção e gestão no SUS, como metodologia auxiliar para a gestão participativa, como tecnologia do cuidado na assistência à saúde. Nessa perspectiva, humanização é o processo, fundamentado no respeito e valorização da pessoa humana, que visa à transformação da cultura institucional por meio da construção coletiva de compromissos éticos e de métodos para as ações de atenção à saúde e de gestão dos serviços. Sua essência é a aliança da competência técnica e tecnológica com a competência ética e relacional. O texto discute brevemente as dificuldades para realizar a humanização no cotidiano da vida institucional e no ensino médico.

Palabras clave : Humanização; Ética; Gestão; Violência; Políticas Públicas; Práticas Assistenciais.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )