SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número02Um estranho à minha porta: preparando estudantes de medicina para visitas domiciliaresRelato de experiência: o uso de simulações no processo de ensino-aprendizagem em medicina índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Médica

versión On-line ISSN 1981-5271

Resumen

MARCO, Mario Alfredo de et al. Semiologia integrada: uma experiência curricular de aproximação antecipada e integrada à prática médica. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2009, vol.33, n.02, pp.282-290. ISSN 1981-5271.

RESUMO Para evitar a fragmentação e a estereotipia e favorecer uma aproximação antecipada da pratica médica, foi introduzido o curso de Semiologia Integrada no programa do segundo ano do curso médico da Unifesp. Este curso inclui a realização de anamneses no hospital, seguidas de discussões que contam com a participação conjunta dos professores de Psicologia Médica e de professores de diferentes áreas da Semiologia (Clínica Médica, Pediatria, Ginecologia, Obstetrícia e Geriatria). Foi dada atenção especial para apresentar ao estudante de Medicina um modelo que integrasse os aspectos biológicos, psicológicos e sociais do adoecer. Este artigo apresenta o projeto e as observações preliminares, que sugerem um importante potencial integrador tanto para os alunos quanto para os professores. São necessárias avaliações futuras para comprovar essas observações.

Palabras clave : Educação Médica; Psicologia Médica; Anamnese; Currículo.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )