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Revista Brasileira de Educação Médica

versión On-line ISSN 1981-5271

Resumen

CARDOSO, Hígor Chagas et al. Avaliação da qualidade do sono em estudantes de medicina. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2009, vol.33, n.03, pp.349-355. ISSN 1981-5271.

RESUMO Os estudantes de Medicina compõem um grupo susceptível aos transtornos do sono, em razão da carga curricular em horário integral, das atividades extracurriculares e da forte pressão e estresse, com exigência de alto rendimento e tempo de mandado em estudos.O objetivo deste trabalho foi avaliar os hábitos do sono dos estudantes da graduação e residentes da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás, a fim de identificar os principais fatores que afetam a qualidade do sono. Foram analisados 276 estudantes, sendo 234 (84,7%) acadêmicos e 42 (18,2%) residentes. Aplicou-se o questionário Índice de Qualidade do sono de Pittsburg (PSQI) e a escala de sonolência de Epworth. A análise dos questionários revelou associação estatisticamente significante entre sonolência e qualidade do sono (RR:1,108; IC 95% 1,0047 - 1,2240).O trabalho demonstrou que estudantes com sonolência diurna excessiva apresentam pior qualidade de sono; e uma variação significativa da prevalência da sonolência diurna excessiva e da qualidade ruim do sono entre as amostras de primeiro ano de graduação e residentes

Palabras clave : Distúrbios do Sono por Sonolência Excessiva; Educação Médica; Estudantes de Medicina; Sono; Transtornos do Sono.

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