Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Brasileira de Educação Médica
versión On-line ISSN 1981-5271
Resumen
VOTRE, Sebastião Josué et al. Pergunte de mais de uma maneira: alternativas para aumentar a eficácia da anamneses. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2009, vol.33, n.04, pp.647-656. ISSN 1981-5271.
Este trabalho focaliza a comunicação na relação médico-paciente, identificando pontos potencialmente gera dores de dificuldades linguísticas para o médico. Os aspectos focalizados dizem respeito, primeiramente, ao emprego, pelas partes envolvidas numa situação de comunicação, de variedades linguísticas diferentes; e em segundo lugar, às estratégias discursivas empregadas. Defendemos que, para o médico, é fundamental ter certeza de que compreendeu o problema que lhe foi trazido, mas, para isso, terá de procurar confirmar com o paciente, em diferentes momentos da consulta, sua compreensão das informações que está recebendo e saber passar-lhe, de modo compreensível, seu julgamento da situação clínica e as ações necessárias. As situações que ilustram os problemas aqui referidos fazem parte da experiência profissional dos autores.
Palabras clave : Relações Médico-Paciente; Métodos; Anamnese; Comunicação; Princípio Cooperativo de Grice.