Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Brasileira de Educação Médica
versión On-line ISSN 1981-5271
Resumen
ANJOS, Rosana Maria Paiva dos et al. “Vivendo o SUS”: uma experiência prática no cenário da atenção básica. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2010, vol.34, n.01, pp.172-183. ISSN 1981-5271.
Oprojeto “Vivendo o SUS”, realizado coma participação dos alunos do primeiro anodo curso de Medicina da PUC/SP, visou introduzir os estudantes no contexto das ações do sistema público de saúde e suas relações coma população local, no município de Sorocaba. Posteriormente, com a reforma curricular do curso de Medicina, foi construído o Módulo de Prática em Atenção à Saúde (PAS), com desenvolvimento nos seis anos do curso. A realização desse projeto foi importante para estimular e nortear o processo de mudança curricular, por meio da execução de uma atividade que propiciou exercícios de reflexão sobre a experiência vivenciada pelo estudante de Medicina, estimulando apercepção de situações como o cuidado e a organização do processo de trabalho na atenção básica, as relações na equipe de saúde e as informações como ferramentas para o planejamento. Atualmente, o ensino médico, inserido no espaço da Atenção Básica, contribui na produção de conhecimentos para o aprimoramento do sistema de saúde local e, intervindo na realidade, forma um profissional mais habilitado e comprometido com a comunidade.
Palabras clave : Reforma Curricular; Atenção Básica; Ensino Médico; Integralidade em Saúde.