SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número02Ansiedade e depressão em residentes em radiologia e diagnóstico por imagemA prescrição medicamentosa ambulatorial no internato: formação e prática índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Médica

versión On-line ISSN 1981-5271

Resumen

FERREIRA, Ricardo Corrêa; FIORINI, Vânia Maria Lopes  y  CRIVELARO, Everton. Formação profissional no SUS: o papel da atenção básica em saúde na perspectiva docente. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2010, vol.34, n.02, pp.207-215. ISSN 1981-5271.

A educação médica tem sofrido profundas críticas quanto à necessidade de diversificar os cenários de ensino-aprendizagem para que se construam novos currículos e sujeitos, possibilitando-lhes a inserção num processo pedagógico reflexivo e dinâmico. O objetivo desta pesquisa é analisar a percepção que docentes da Unidade de Prática Profissional da Faculdade de Medicina de Marília têm acerca do papel que a Atenção Básica de Saúde (ABS) desempenha na formação profissional dos estudantes. Realizou-se um estudo qualitativo por meio de grupos focais com análise de discurso dos sujeitos entrevistados. Construíram-se três categorias: o papel da ABS na construção do SUS; o papel do SUS na formação profissional de novos sujeitos; o papel docente na construção profissional de novos sujeitos. Considera-se fundamental o papel exercido pela ABS na formação dos profissionais de saúde, notadamente profissionais críticos e reflexivos, destacando-se o papel transformador e emancipador que o docente exerce nessa formação.

Palabras clave : Ensino; Aprendizagem; Sistema Único de Sáude; Educação em Saúde; Atenção Primária à Saúde.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )