Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Brasileira de Educação Médica
versión On-line ISSN 1981-5271
Resumen
SILVA, Roseli Ferreira da; DEMARZO, Marcelo Marcos Piva; MASCARENHAS, Sílvia Helena Zem y PEREIRA, Sissi Marília dos Santos Forghieri. Avaliação de programa: a experiência da UFSCar no curso de medicina. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2010, vol.34, n.03, pp.446-451. ISSN 1981-5271.
Relata-se a experiência do Grupo de Avaliação de Programa, instituído pelo curso de Medicina da UFSCar por este considerar a avaliação uma atividade permanente e constituinte do processo de ensino-aprendizagem. O grupo tem por finalidade acompanhar o processo de implementação do curso, tornando visíveis avanços e dificuldades, visando à promoção de ações para melhorar processos, produtos e resultados do currículo. Assim, a avaliação constitui um poderoso instrumento de gestão acadêmica. Neste caso, a avaliação de programa é composta prioritariamente pela avaliação sistemática e sistematizada das unidades educacionais e do desempenho de professores e preceptores do curso. Todos os instrumentos aplicados aos estudantes, professores e preceptores são analisados pelo grupo, que produz relatórios de avaliação e, em alguns casos, pesquisas de avaliação que se ancoram na triangulação de métodos.
Palabras clave : Avaliação; Avaliação de Curso; Gestão Acadêmica.