SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número01Abnormal eating behaviors among medical students at a University in Southern Santa Catarina, BrazilAvaliação das resistências de docentes a propostas de renovações em currículos de graduação em medicina índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Médica

versión On-line ISSN 1981-5271

Resumen

BARBOSA, Milena Mazaro; GUEDERT, Jucélia Maria  y  GROSSEMAN, Suely. Problemas éticos relatados por internos com ênfase na saúde da criança. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2013, vol.37, n.01, pp.21-31. ISSN 1981-5271.

Objetivo: Conhecer problemas éticos vivenciados por internos de Medicina, principalmente durante a atenção à saúde da criança, sentimentos suscitados e sugestões dos estudantes para promover habilidades para lidar com problemas éticos. Método: Estudo transversal, descritivo e qualitativo exploratório com 40 de 104 internos (38,5%) do 11o semestre do curso de Medicina da Universidade Federal de Santa Catarina. Dados: Coletados por questionário que solicita relato de até três situações vivenciadas pelo estudante como um dilema ético, preferencialmente na atenção à saúde da criança; descrição sobre sentimento nestas situações; e sugestões para promover habilidades para lidar com problemas éticos. Análise: De conteúdo categorial e descritiva. Resultados: Foram relatados 84 problemas considerados éticos relativos a atitudes profissionais inadequadas; autonomia; sigilo e confidencialidade; violência; situações de limite de vida; comunicação de más notícias; processo ensino-aprendizagem; fragilidade da rede de suporte à atenção à saúde; e situações específicas. Os sentimentos mais referidos foram impotência e revolta/ indignação. As sugestões mais fornecidas para promoção de habilidades para lidar com problemas éticos foram a discussão de casos e o prolongamento da disciplina de ética. Conclusões: Ao longo da formação acadêmica, os estudantes se deparam com uma diversidade de situações que consideram problemas éticos. Utilizar estas situações em discussões e em uma reflexão sobre ética no cotidiano poderia ser uma das estratégias para desenvolver habilidades para lidar com estes problemas na prática médica.

Palabras clave : Ética Médica; Estudantes de Medicina; Educação Médica; Pediatria; Estágio Clínico.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )