SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número01Traços de temperamento e caráter valorizados por instrutores e médicos residentes em anestesiologiaInfluência dos cursos preparatórios para residência médica em uma avaliação global índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Médica

versión On-line ISSN 1981-5271

Resumen

HIGA, Elza de Fátima Ribeiro et al. Indicadores de avaliação em gestão e saúde coletiva na formação médica. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2013, vol.37, n.01, pp.52-59. ISSN 1981-5271.

A Faculdade de Medicina de Marília (Famema) utiliza metodologias ativas de ensino-aprendizagem, e sua organização curricular é orientada ao desenvolvimento de competência profissional e a um processo avaliativo critério-referenciado. Esta pesquisa tem por objetivo elaborar indicadores para avaliar o processo de ensino-aprendizagem nos âmbitos da gestão e da saúde coletiva, baseados na adaptação da proposta de Conferência de Consenso e descrever o caminho percorrido nessa elaboração. Com base na análise dos documentos institucionais que explicitavam o planejamento das atividades (cadernos de organização das séries) e nos critérios, formatos e instrumentos da avaliação nas diferentes séries e cenários de aprendizagem (Manual de Avaliação), foi elaborada a primeira matriz de indicadores, que continha a proposta curricular para o alcance da aprendizagem que embasara a análise dos especialistas e a realização da Conferência. Tal metodologia possibilitou entender, ampliar e aprofundar a avaliação nessas áreas específicas, o que poderá orientar a implementação das alterações curriculares necessárias, com ênfase em uma avaliação da aprendizagem comprometida com o processo formativo.

Palabras clave : Indicadores; Avaliação Educacional; Avaliação de Desempenho.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )