Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Brasileira de Educação Médica
versión On-line ISSN 1981-5271
Resumen
HAMAMOTO FILHO, Pedro Tadao; SANTOS FILHO, Carlos Alberto; ABBADE, Joélcio Francisco y PERACOLI, José Carlos. Produção científica sobre educação médica no Brasil: estudo a partir das publicações da Revista Brasileira de Educação Médica. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2013, vol.37, n.04, pp.477-482. ISSN 1981-5271.
A pesquisa em educação médica é o estudo crítico e sistemático do ensino e aprendizagem em Medicina. É um campo em crescimento, em número tanto de pesquisadores envolvidos, como de produções geradas. No Brasil, a Revista Brasileira de Educação Médica (RBEM) é o principal meio de divulgação científica da pesquisa da área. Este estudo visa caracterizar a pesquisa em educação médica brasileira a partir das publicações da RBEM no período de 2006 a 2010. Neste período, houve um crescimento de 117,6%, com média de 60,4 artigos por ano, com crescente participação proporcional de pesquisas inéditas. A Região Sudeste e instituições públicas têm a maior participação nos artigos. Os descritores mais utilizados foram “educação médica”, “estudantes de Medicina” e “currículo”. O crescimento da RBEM espelha o desenvolvimento da pesquisa em educação médica brasileira, seguindo a lógica da produção científica nacional.
Palabras clave : Educação Médica; Pesquisa em Educação Médica; Produção Científica.