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Revista Brasileira de Educação Médica

versión On-line ISSN 1981-5271

Resumen

GOMES, Andréia Patrícia  y  REGO, Sergio. Paulo Freire: contribuindo para pensar mudanças de estratégias no ensino de medicina. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2014, vol.38, n.03, pp.299-307. ISSN 1981-5271.

Este ensaio discute possíveis contribuições advindas do pensamento de Paulo Freire para a transformação das escolas médicas no Brasil, tendo como referência o perfil profissional preconizado pelas- Diretrizes Nacionais do Curso de Graduação em Medicina. Considerando que apenas mudanças de método são insuficientes para atingir as competências humanísticas preconizadas, apresenta-se a educação como prática de liberdade de Paulo Freire como um fundamento apropriado para definir estratégias e práticas voltadas à formação de um profissional crítico, reflexivo, com senso de responsabilidade social e cidadania. Com amparo no pensamento freireano, propõe-se que a inserção na comunidade, a democratização da relação docente-discente e a utilização do portfólio podem beneficiar o processo de formação médica.

Palabras clave : Educação Médica; Desenvolvimento de Pessoal; Educação Superior.

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