SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número03Indicadores de avaliação do cuidado individual: subsídios para a formação médica orientada por competênciaProdução científica dos pesquisadores da área de pediatria no CNPq índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Médica

versión On-line ISSN 1981-5271

Resumen

ALMEIDA FILHO, Naomar de et al. Formação médica na UFSB: I. bacharelado interdisciplinar em saúde no primeiro ciclo. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2014, vol.38, n.03, pp.337-348. ISSN 1981-5271.

Esta série de artigos aborda diretrizes, estrutura curricular e estratégias pedagógicas de um novo modelo de curso de Medicina proposto pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Este artigo inicial apresenta o Bacharelado Interdisciplinar em Saúde como primeiro ciclo para a formação médica. Em primeiro lugar, avaliam-se resultados de uma prospecção de modelos avançados de formação médica no cenário internacional e o potencial de sua aplicação à realidade da educação médica brasileira. Em segundo lugar, descrevem-se a estrutura e o funcionamento do Bacharelado Interdisciplinar como formação geral em Artes, Saúde, Humanidades e Ciências. Em terceiro lugar, discute-se o BI-Saúde como formação específica, com especial atenção para o conceito de Área de Concentração, que pode funcionar como etapa propedêutica para o curso médico em regime de ciclos. Finalmente, avalia-se a formação em Saúde no primeiro ciclo como oportunidade de uma escolha vocacional mais madura, aprendizagem para o trabalho em equipe, atualização científica e prática, uso consciente e crítico de tecnologias de cuidado em saúde, com base em valores éticos, políticos e humanísticos.

Palabras clave : Educação Médica; Estudos Interdisciplinares; Currículo; Saúde.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )