SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número2Estamos Ensinando o que É Necessário sobre Doenças Reumatológicas?Tradução, Adaptação Cultural e Validação do Questionário “Reação Médica à Incerteza (PRU)” na Tomada de Decisões índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Médica

versión impresa ISSN 0100-5502versión On-line ISSN 1981-5271

Resumen

FERRI, Paulo Alberto  y  GOMES, Rafael da Silveira. Formação Situada ou Situações do Formar: Internato Médico em Questão. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2015, vol.39, n.2, pp.252-260. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-52712015v39n2e02502014.

Analisamos os processos de formação médica situados nos corredores da emergência de um hospital público da região metropolitana de Vitória, no Espírito Santo. O internato entra em questão como um processo de experimentação do trabalho em que a curiosidade e a novidade dos primeiros procedimentos realizados impulsionam a conquista do hospital como espaço de experimentação do ser médico. Apostamos numa formação que extrapola o sentido clássico de tempo em que se está vinculado a um processo formal de aquisição de conhecimento – formação que extrapola o percurso acadêmico e ganha sentido enquanto processo de produção de sujeitos. Este trabalho se vincula a uma leitura singular do modo como são tratados os fenômenos do trabalho e da formação em saúde.

Palabras clave : –Internato e Residência; –Trabalho; –Educação Médica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )