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Revista Brasileira de Educação Médica
versión impresa ISSN 0100-5502versión On-line ISSN 1981-5271
Resumen
GUIMARAES, Angélica Cordeiro; FALBO, Gilliatt Hanois; MENEZES, Thálita y FALBO, Ana. Percepção do Estudante de Medicina acerca do Ambiente Educacional Utilizando o Dreem. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2015, vol.39, n.4, pp.517-526. ISSN 1981-5271. https://doi.org/10.1590/1981-52712015v39n4e01062014.
Introdução
A percepção sobre o ambiente educativo pode influenciar o desempenho acadêmico, e a sua análise fornece subsídios importantes para melhorá-lo.
Objetivo
Avaliar a percepção do estudante acerca do ambiente educativo do Hospital Dom Malan/Imip durante o internato médico.
Método
Estudo do tipo survey, envolvendo 105 estudantes no período de abril a setembro de 2013. Foi utilizado o questionário Dundee Ready Education Environment Measure (Dreem).
Resultados
Foram considerados os seguintes resultados: questões individuais, as cinco dimensões e o Dreem global. A percepção geral foi considerada “more positive than negative” (pontuação 144,4/200), e a análise das dimensões revelou: percepção da aprendizagem: “a more positive perception”; percepção sobre os preceptores: “model course organisers” (49,5%); percepção dos resultados acadêmicos: “feeling more on the positive side” (70,5%); percepção do ambiente geral: “a more positive atitude” (55,2%); percepção das relações sociais: “not a nice place” (90,5%); e percepção geral do ambiente educativo: “more positive than negative” (69,5%). Não houve diferença estatisticamente significante quando comparados os dois grupos (p >0,05).
Conclusões
A percepção geral foi positiva, e a dimensão das relações sociais foi apontada como problemática.
Palabras clave : Educação Médica; Ambiente Educativo; Dreem.