SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número3Avaliação das Práticas de Higienização por Estudantes de Medicina da Universidade Federal da Bahia (Brasil) durante Atendimento ClínicoBurnout e Qualidade de Vida em uma Residência Multiprofissional: um Estudo Longitudinal de Dois Anos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Médica

versión impresa ISSN 0100-5502versión On-line ISSN 1981-5271

Resumen

ARANTES, Mavilde  y  FERREIRA, Maria Amélia. Tempos de Mudança no Ensino Pré-Graduado de Neuroanatomia. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2016, vol.40, n.3, pp.423-429. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-52712015v40n3e00712015.

A educação médica pré-graduada está a passar por um processo de reforma, levando a algumas mudanças curriculares, que incluem a neuroanatomia. Neste contexto, o objetivo do nosso estudo foi avaliar o estado da educação pré-graduada neuroanatómica nas escolas médicas portuguesas para fornecer uma base para uma discussão mais informada sobre a revisão curricular. Todas as sete escolas médicas portuguesas participaram do estudo. Quatro delas refletem um currículo integrado moderno, e as outras três um currículo convencional baseado na disciplina. O nosso estudo mostra que a neuroanatomia está sendo abordada de forma diferente de acordo com cada cultura institucional. A grande variabilidade na educação neuroanatómica nas escolas médicas enfatiza a necessidade de criar um currículo nacional para a neuroanatomia pré-graduada.

Palabras clave : Educação Médica; Currículo; Neuroanatomia.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )