Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Brasileira de Educação Médica
versión impresa ISSN 0100-5502versión On-line ISSN 1981-5271
Resumen
LEITE, Isadora da Cunha; AGUIAR, Andréa Silvia Walter de y DANTAS, Márcia Maria Pinheiro. Pró-PET-Saúde/Rede Urgência e Emergência: um Relato de Experiência Prática de Ensino-Serviço-Aprendizagem. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2016, vol.40, n.4, pp.739-742. ISSN 1981-5271. https://doi.org/10.1590/1981-52712015v40n4e01672015.
Objetivo
Este estudo objetiva relatar a experiência da acadêmica do curso de Fisioterapia e extensionista do Pró-PET-Saúde da Universidade Federal do Ceará no Instituto Dr. José Frota de Fortaleza.
Metodologia
Trata-se de um relato de experiência de abordagem qualitativa, com descrição de visitas supervisionadas, realizadas pela extensionista do Pró-PET-Saúde da Universidade Federal do Ceará no Instituto Dr. José Frota de Fortaleza durante 26 meses.
Resultados
Foi vivenciada a rotina hospitalar de diversos profissionais da saúde na unidade concedente. Os procedimentos realizados eram efetuados pelo preceptor/profissional, e o aluno o observava, correlacionando os conhecimentos teóricos adquiridos com a prática visualizada.
Conclusões
Nesse processo de vivência hospitalar, a visão inter- e multidisciplinar é abordada de maneira a beneficiar a formação acadêmica e de saudável convivência, expondo o aluno a inúmeras situações necessárias e benéficas. Observou-se a importância da inserção da fisioterapia na equipe profissional, auxiliando na reabilitação, bem-estar e melhora da qualidade de vida desses indivíduos.
Palabras clave : Fisioterapia; Saúde Coletiva; Educação em Saúde; Prática Profissional.