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Revista Brasileira de Educação Médica
versión impresa ISSN 0100-5502versión On-line ISSN 1981-5271
Resumen
PINHO, Giovanna Carvalho et al. Monitoria e Aprendizagem Baseada em Equipes: Uma nova estratégia híbrida para Educação Médica. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2018, vol.42, n.3, pp.162-170. ISSN 1981-5271. https://doi.org/10.1590/1981-52712015v42n3RB20180042.r2ING.
A educação médica tem mudado bastante nos últimos anos, principalmente pelo surgimento de novos conceitos relacionados aos processos de ensino-aprendizagem que preconizam o emprego de métodos ativos, tais como a Aprendizagem Baseada em Equipes (ABE), do inglês Team-Based Learning (TBL). A monitoria é uma estratégia bem estabelecida para atividades de ensino que tem sido utilizada em vários cursos de graduação. Esse artigo descreve o teste piloto de um novo modelo de monitoria desenvolvido por meio da adaptação do ABE, então denominado método “PAL-TBL”. O método foi aplicado durante as aulas de Fisiologia Humana com os estudantes do primeiro ano do curso de Medicina da Universidade de Pernambuco – campus Garanhuns, Brasil. O método PAL-TBL foi delineado como uma modalidade de ensino-aprendizagem para contribuir para a formação acadêmica dos estudantes de Medicina. Nesse sentido, a dinâmica organizacional e o desenvolvimento das atividades deram-se durante os anos de 2016 e 2017. A metodologia utilizada foi a seguinte: (i) momento I ou de preparação de material (contexto/cenário) e estudo/análise desse material pelos participantes; (ii) momento II de verificação do conhecimento prévio (teste individual e em equipe), levantamento de dúvidas e feedback e (iii) momento III de aplicação dos conceitos. Vale ressaltar que o momento II contou com momento avaliativo do trabalho das equipes e do material preparado. A produção do material, contexto, questões e devolutiva, foi realizada por meio da interação entre os estudantes monitores e o professor, com o intuito de inserir as experiências vividas previamente, bem como elucidar a importância do uso de métodos ativos durante a formação acadêmica para o desenvolvimento de competências úteis para a prática médica. O desenvolvimento da metodologia proposta levou os estudantes a refletirem mais sobre os problemas apresentados durante as discussões em sala de aula, permitindo uma rica experiência de aprendizagem. Aplicações futuras do PAL-TBL com estudantes de anos mais avançados do curso serão realizadas para ampliar os benefícios da estratégia desenvolvida para a formação médica.
Palabras clave : Monitoria; Aprendizagem Baseada em Equipes; Trabalho em equipe; Competência educacional.