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Revista Brasileira de Educação Médica
versión impresa ISSN 0100-5502versión On-line ISSN 1981-5271
Resumen
OLIVEIRA, Teógenes de; MEDEIROS, Renata Lívia Silva Fonseca Moreira de; PIRES, Marina Pereira Brocos y PINTO, Maria Jamily de Macêdo. Preparação Pedagógica para Médicos e Sua Atuação no Curso de Medicina. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2018, vol.42, n.3, pp.171-177. ISSN 1981-5271. https://doi.org/10.1590/1981-52712015v42n3RB2017066.r2ING.
A formação de um perfil médico resolutivo das principais necessidades de saúde da população é um desafio para as escolas médicas contemporâneas. Nesse processo, o docente médico destaca-se, visto que a prática docente na formação médica se baseia na reprodução de modelos considerados válidos, aprendidos anteriormente, e na experiência prática. Questiona-se, então, a aptidão pedagógica do médico ao exercício docente, uma vez que a relação professor-acadêmico se dá em esferas diferentes da relação médico-paciente, partindo da necessidade de entender quais caminhos os docentes buscam para adquirir habilidades específicas à docência.
Objetivo
Realizar uma revisão integrativa acerca da formação pedagógica dos médicos no contexto da docência.
Métodos
Revisão integrativa da literatura, não observacional, descritiva. Inicialmente, buscaram-se estudos nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs), US National Library of Medicine e National Institutes of Health (PubMed) e na Cochrane Library com auxílio do operador booleano e dos seguintes descritores: Health Human Resource Training; Faculty, Medical e Education, Medical, Continuing. Os critérios de inclusão foram: artigos gratuitos, completos, publicados entre 2012 e 2016, em português, espanhol e inglês.
Resultados
Nas quatro bases de dados, encontraram-se 24 artigos relacionados ao tema da pesquisa. Após leitura exaustiva dos artigos encontrados, apenas cinco convergiam e respondiam à questão norteadora levantada na reflexão inicial. As estratégias e metodologias de ensino e a avaliação dos processos de supervisão clínica na construção do saber técnico dos estudantes aparecem como tópicos importantes no aprender e exercer a docência. Além disso, emerge, nessas discussões, a necessidade de programas de educação continuada na formação docente, bem como a construção de instrumentos avaliativos dos professores, tutores e preceptores.
Conclusões
Nesse modo, ressalta-se o aprimoramento contínuo na formação pedagógica dos docentes e no desenvolvimento de programas de educação permanente e o aprimoramento do corpo docente pela escola.
Palabras clave : Capacitação de Recursos Humanos em Saúde; Educação Médica Continuada; Faculdade de Medicina.