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Revista Brasileira de Educação Médica
versión impresa ISSN 0100-5502versión On-line ISSN 1981-5271
Resumen
PIMENTA, Janaina Carla Silva Oliveira et al. Versão Brasileira do Tool for Assessing Cultural Competence Training (TACCT): uma Matriz de Competência Cultural. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2020, vol.44, n.4, e168. Epub 21-Oct-2020. ISSN 1981-5271. https://doi.org/10.1590/1981-5271v44.4-20200240.
Introdução:
Este estudo teve como objetivos traduzir, adaptar e avaliar as propriedades psicométricas do Tool for Assessing Cultural Competence Training (TACCT) para o português falado no Brasil.
Métodos:
Os itens do TACCT foram adaptados transculturalmente por meio das etapas de tradução, reconciliação, retrotradução, revisão da retrotradução, revisores independentes, etapa Delphi, pré-teste e incorporação dos resultados do pré-teste no processo de tradução. A versão final do instrumento para a língua portuguesa foi autoaplicada em 320 estudantes de uma escola médica. Para verificar a precisão da escala, adotou-se a análise de confiabilidade. Utilizamos a análise fatorial confirmatória para avaliação da validade de construto e dimensionalidade do instrumento.
Resultado:
A versão final do TACCT mostrou-se adequada e teve sua validade e confiabilidade confirmadas.
Conclusão:
A versão brasileira do TACCT é válida e confiável e tem potencial para ser utilizada no processo de implantação, revisão ou aprimoramento de currículos de escolas médicas brasileiras.
Palabras clave : Educação Médica; Competência Cultural; Psicometria; Antropologia Médica.