SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número1Educação médica: linha do tempo e panorama da pós-graduação stricto sensu no BrasilCarga horária de saúde coletiva antes do internato em escolas médicas brasileiras índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Médica

versión impresa ISSN 0100-5502versión On-line ISSN 1981-5271

Resumen

PESSOA, Thiago de Lima; GAMA, Zenewton André da Silva; MEDEIROS, Paulo José de  y  FREITAS, Marise Reis de. Massive online open course como estratégia para o ensino de segurança no processo de medicação. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2021, vol.45, n.1, e047.  Epub 17-Feb-2021. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.1-20190302.

Introdução:

Erros de medicação são comuns e causam sofrimento e custos que podem ser evitados. A mitigação da ocorrência de eventos adversos a medicamentos é tratada como prioridade pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que recomenda a inclusão do tema segurança do paciente nos currículos das profissões de saúde como medida para minimizar danos aos pacientes. Um curso on-line aberto e massivo (MOOC) sobre segurança no processo de medicação foi desenvolvido como estratégia educacional para a área da saúde e disponibilizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem do Sistema Único de Saúde (Avasus), em março de 2018.

Objetivo:

Este estudo teve como objetivo avaliar a satisfação e o aprendizado dos participantes que concluíram o curso.

Método:

Trata-se de estudo de delineamento quase experimental não controlado. O MOOC possui uma carga horária de 30 horas e aborda temas sobre segurança na prescrição, dispensação, administração e notificação de incidentes relacionados a medicamentos. Aplicaram-se um pré-teste e um pós-teste de múltipla escolha para avaliar o nível de conhecimento dos participantes, e um questionário de satisfação foi respondido ao término do curso. Analisaram-se a confiabilidade dos instrumentos de medida, a significância da melhoria do conhecimento e os fatores associados (sexo, idade e profissão).

Resultados:

Dos 7.135 participantes inscritos no período de março a dezembro de 2018, 2.902 (40,7%) responderam aos instrumentos de pesquisa. A confiabilidade do questionário de satisfação foi boa (alfa de Cronbach = 0,83), e o curso foi bem avaliado como estratégia educacional (96,1%). Em relação ao nível de conhecimento, observou-se aumento significativo (antes = 8,10; depois = 8,74; p < 0,05) com melhoria relativa de 32%. O fator idade esteve diretamente associado à aprendizagem (β = 1,36; IC 95% = 0,35-2,36; p = 0,008).

Conclusão:

A utilização do MOOC mostrou-se efetiva para o ensino de segurança no processo de medicação, ferramenta que pode ser utilizada para a inserção do tema segurança do paciente nos currículos das profissões de saúde.

Palabras clave : Segurança do Paciente; Educação Continuada; Educação a Distância; Erros de Medicação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )