SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número3A inovação disruptiva e a metodologia pré-textosA educação e o ensino de bioética em época de pandemia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Médica

versión impresa ISSN 0100-5502versión On-line ISSN 1981-5271

Resumen

DIAS, Eliane Pedra  y  FERREIRA, Maria Amélia. Desenvolvimento docente pós-COVID-19: mudanças ou troca de cenário?. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2021, vol.45, n.3, e139.  Epub 18-Jun-2021. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.3-20200351.

Introdução:

O mundo tem milhões de infectados pelo SARS-CoV-2, e o desfio permanece em 2021, com a vacinação e o aparecimento das novas cepas. Este é um texto sobre reflexões de como a pandemia está mobilizando as escolas médicas e se as mudanças induzidas pela emergência sanitária nos paradigmas pedagógicos serão revertidas em mudanças culturais.

Desenvolvimento:

A experiência de confinamento tem sido emocionalmente rica, entremeada por desafios, mergulhos pedagógicos reflexivos e muito trabalho. Analisamos o confronto entre a pandemia e as escolas médicas, com ênfase nos questionamentos a respeito das adaptações e se serão revertidas em mudanças culturais. O desenvolvimento docente não tem sido priorizado nas instituições de educação médica, e a troca do presencial para o remoto não garante mudanças.

Conclusão:

O docente tem papel nuclear na formação de médicos com competência, ética e humanidade. É necessário avançar, para além do brilho da hiperconectividade, com a instalação de um fórum permanente sobre desenvolvimento docente.

Palabras clave : Covid-19; Educação Médica; Docência; Aprendizagem On-line; Tecnologia Educacional.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )