Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Brasileira de Educação Médica
versión impresa ISSN 0100-5502versión On-line ISSN 1981-5271
Resumen
MARTINS, Paulo Matheus Dorneles et al. Mentoria entre pares na escola médica: uma estratégia colaborativa durante a pandemia da Covid-19. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2021, vol.45, suppl.1, e118. Epub 24-Mayo-2021. ISSN 1981-5271. https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.supl.1-20210143.
Introdução:
Devido ao distanciamento social necessário em um contexto de pandemia, a educação médica passou por rápidas e profundas transformações, como a suspensão das atividades presenciais e a virtualização do ensino, exigindo imensa capacidade de adaptação dos novos ingressantes no curso de Medicina. Nesse cenário, foi implementado o projeto de extensão Aluno Mentor em Tempos de Pandemia, visando a uma melhor integração acadêmica e social dos calouros.
Relato de experiência:
No projeto, um aluno veterano com maior experiência (aluno mentor) acolheu um aluno calouro (aluno mentorado), apoiando, orientando e guiando nas situações e dificuldades que surgiram ao longo do semestre. Além das reuniões de mentoria entre os alunos, foram realizados encontros de formação e supervisão com os alunos mentores.
Discussão:
A mentoria pode colaborar de maneira substancial no processo de acolhimento, acompanhamento e estabelecimento de vínculos dos estudantes na fase inicial da sua vida universitária, promovendo o seu desenvolvimento acadêmico e pessoal. Ao mesmo tempo que a mentoria entre iguais apoia o calouro, ela é uma oportunidade para potencializar a formação pessoal, acadêmica e profissional do aluno mentor, possibilitando o desenvolvimento de habilidades sociais, de comunicação, orientação, organização e liderança dos alunos veteranos.
Conclusão:
A implementação do projeto de mentoria entre pares constitui uma potente estratégia de apoio aos estudantes de Medicina, de modo a facilitar a integração deles ao curso.
Palabras clave : Pandemias; Empatia; Acolhimento; Tutoria; Faculdades de Medicina.