SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 suppl.1Implantação de mentoria on-line em uma faculdade de medicina durante a pandemia da Covid-19Vivências de uma coordenadora de mentoria em 20 anos de experiência índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Médica

versión impresa ISSN 0100-5502versión On-line ISSN 1981-5271

Resumen

BELLODI, Patrícia Lacerda. Cartas a um jovem mentor - aprendendo mentoria com os clássicos. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2021, vol.45, suppl.1, e120.  Epub 19-Mayo-2021. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.supl.1-20210142.

Introdução:

Como ser mentor para alguém? Como fazer acontecer a mentoria? Qual é o caminho a seguir? Podemos aprender sobre mentoria no cotidiano, em programas estruturados e, desde a sua origem, nos clássicos literários. Neste ensaio, a partir de releitura pessoal do livro Cartas a um jovem poeta, de Rainer Maria Rilke, busco identificar e apresentar elementos que possam aprofundar a compreensão do ser mentor e do fazer mentoria.

Desenvolvimento:

A troca de correspondências entre o poeta experiente e o iniciante mostra a importância da generosidade e da humildade como atributos de um mentor. Mesmo a distância e mediada por cartas, a relação é sustentada pelos três vértices da mentoria que promovem desenvolvimento: o acolhimento, a reflexão e a visão.

Conclusão:

Mentores modernos podem encontrar, nessa e em outras narrativas clássicas, novas inspirações para o seu fazer. Rilke e o jovem Kappus, tal como Mentor e Telêmaco, na Odisseia, caminham juntos e nos contam uma história que vale a pena ler e reler.

Palabras clave : Mentoria; Mentores; Mentorados.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )