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Revista Brasileira de Educação Médica
versión impresa ISSN 0100-5502versión On-line ISSN 1981-5271
Resumen
TOLEDO, Thaís Ramos de Oliveira et al. PrevTev: construção e validação de aplicativo móvel para orientações sobre tromboembolismo venoso. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2022, vol.46, n.1, e032. Epub 15-Mar-2022. ISSN 1981-5271. https://doi.org/10.1590/1981-5271v46.1-20210405.
Introdução:
Como o tromboembolismo venoso (TEV) é uma das principais causas de mortes evitáveis em pacientes hospitalizados, é importante a criação de medidas para sua prevenção e seu tratamento. Porém, para a profilaxia de qualidade, a educação e o envolvimento dos pacientes são necessários, e uma das ferramentas para facilitar as atividades educativas em saúde são as tecnologias educacionais.
Objetivo:
Este estudo teve como objetivos construir e validar um aplicativo móvel sobre orientações para prevenção de TEV em pacientes hospitalizados durante a internação e após a alta hospitalar.
Método:
Trata-se de um estudo metodológico composto por duas fases (construção e validação), divididas em nove etapas. A fase de validação foi realizada com 11 juízes especialistas e 30 representantes do público-alvo. Utilizaram-se quatro instrumentos de coletas de dados: Suitability Assessment of Materials (SAM), Instrumento de Validação de Conteúdo Educativo em Saúde (IVCES), Instrumento de Avaliação para o Público-alvo e System Usability Scale (SUS), todos interpretados mediante avaliação específica.
Resultado:
Entre os juízes especialistas, a média da pontuação do SAM foi 89,4%, e a do IVCES, 93,8%. Em relação à opinião do público-alvo, a média de concordância no primeiro instrumento de coleta de dados foi 95%, e a do SUS, 79,5 pontos.
Conclusão:
O aplicativo móvel foi considerado válido mediante a metodologia aplicada por juízes especialistas e público-alvo.
Palabras clave : Tromboembolia Venosa; Tecnologia Educacional; Educação em Saúde; Segurança do Paciente; Estudos de Validação.