SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 número1Um estudo exploratório das ligas acadêmicas no sul do Brasil: realizando múltiplas atividadesPercepção sobre o desenvolvimento da competência "raciocínio clínico" por graduandos de curso de medicina índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Médica

versión impresa ISSN 0100-5502versión On-line ISSN 1981-5271

Resumen

ANTUNES, Fabrício Dias et al. Avaliação do impacto de ensino teórico de anestesiologia à distância para estudantes de medicina. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2023, vol.47, n.1, e011.  Epub 06-Feb-2023. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v47.1-20210185.ing.

Introdução:

Devido à alta taxa de contaminação do SARS-Cov-2 e ao surgimento de um grande número de casos, autoridades locais decretaram o fechamento de universidades e escolas, demandando a implementação de soluções inovadoras para a continuidade das atividades acadêmicas.

Objetivo:

O objetivo do presente estudo é avaliar o impacto e nível de satisfação do modelo de ensino teórico à distância de anestesiologia em alunos de graduação como método alternativo ao ensino presencial em virtude das dificuldades impostas pela pandemia.

Metodologia:

O método utilizado consistiu na realização de aulas online ministradas por professor especialista através da plataforma Microsoft Teams. O nível de conhecimento dos participantes foi avaliado por meio da aplicação de questionários antes e após cada módulo do curso.

Resultados:

Um total de 812 questionários foram preenchidos, tendo sido constatado um aumento significativo de 41,61% na média de acertos geral (3,94 vs 5,57; p < 0,001).

Conclusão:

O presente estudo trouxe o ensino teórico em anestesiologia à distância como foco principal e os seus resultados mostraram ganho de conhecimento considerável por parte dos participantes. Além disso, foram observados maiores níveis de satisfação em detrimento dos de expectativa.

Palabras clave : Anestesiologia; Educação Médica; Ensino a Distância; Covid-19.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )