SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 número3Avaliação de atitudes relacionadas ao atendimento humanizado pelos estudantes de MedicinaIntenções de graduandos de Medicina em face dos preditores de fixação: Programa Mais Médicos na Bahia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Médica

versión impresa ISSN 0100-5502versión On-line ISSN 1981-5271

Resumen

QUEIROZ, Izabela Carneiro de; SANTOS, Gabriela Carneiro dos  y  BARRETO, Bruno Acatauassú Paes. Impacto da tutoria remota no desempenho dos estudantes de Medicina durante a pandemia da Covid-19. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2023, vol.47, n.3, e094.  Epub 26-Jul-2023. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v47.3-2023-0034.

Introdução:

Durante a pandemia da Covid-19, foi decretado, na maioria dos países do mundo, o fechamento de diversos setores da sociedade, inclusive das faculdades de Medicina, que passaram a ter aulas virtuais. Nesse sentido, o Cesupa adotou a estratégia de tutoria remota para dar continuidade ao semestre letivo. Tais mudanças trouxeram à tona as limitações do ensino remoto, que pode apresentar-se de distintas formas.

Objetivo:

Este estudo teve como objetivo identificar o impacto, na percepção dos alunos, da tutoria remota em relação à presencial quanto ao seu desempenho acadêmico, durante a pandemia da Covid-19.

Método:

Realizou-se um estudo transversal, descritivo e observacional com 250 alunos mediante a aplicação de questionários virtuais respondidos por discentes do quarto ao oitavo semestre do curso de Medicina do Cesupa, durante o período de fevereiro a dezembro de 2021. Os resultados encontrados foram considerados significativos se valor-p menor que 0,05.

Resultado:

Na pesquisa, notou-se que a tutoria remota demonstrou algumas desvantagens em relação à tutoria presencial, como maior dificuldade do aluno em se concentrar, sensação de estar menos preparado para a prova do módulo, maior dificuldade em sanar dúvidas, menor dedicação e menor motivação durante a tutoria remota. Entre os fatores que podem ser caracterizados pela associação a um pior desempenho acadêmico durante a tutoria remota comparando com a presencial, estão idade de até 20 anos, não ter outra formação complementar e estar no quarto ou quinto semestre do curso. Além disso, notou-se que o gênero não influenciou no desempenho acadêmico durante a tutoria remota.

Conclusão:

Diante disso, percebeu-se que os estudantes tiveram um pior desempenho acadêmico durante a tutoria remota quando comparada com a tutoria presencial, de acordo com a percepção dos participantes.

Palabras clave : Educação Médica; Tutoria; Covid-19; Desempenho Acadêmico.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )