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Revista Brasileira de Educação Médica

versión impresa ISSN 0100-5502versión On-line ISSN 1981-5271

Resumen

CAZANTI, Renato Fernando; FONTES, Carlos Edmundo Rodrigues  y  PETTA, Bruno Filipe Viotto. Dispositivo com câmera para treinamento de intubação orotraqueal: possibilidade de ensino médico em período pandêmico. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2023, vol.47, n.3, e104.  Epub 24-Ago-2023. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v47.3-2022-0083.

Introdução:

A intubação orotraqueal é um procedimento importante no manejo da via aérea, principalmente quando realizada em situações de emergência. A videolaringoscopia é um artificio que facilita a visualização da glote ao auxiliar a intubação.

Objetivo:

Este estudo teve como objeto acoplar uma câmera de vídeo a um laringoscópio convencional do tipo Macintosh para possibilitar e orientar o treinamento da intubação orotraqueal.

Método:

O uso de uma câmera acoplada a um laringoscópio convencional permite a visibilização direta e indireta da glote. As imagens da câmera podem ser transmitidas por wi-fi e compartilhadas para dispositivos e plataformas eletrônicos, visando ao ensino presencial ou remoto da intubação orotraqueal.

Resultado:

A utilização do dispositivo artesanal como método de ensino de intubação orotraqueal permite ao docente ensinar a teoria do procedimento e orientar e corrigir a execução realizada pelo acadêmico. Esse feedback no treinamento prático pode ser realizado presencialmente ou por via remota.

Conclusão:

O uso do dispositivo artesanal de videolaringoscopia no ensino médico é uma ferramenta de baixo custo para aperfeiçoar o treinamento de intubação orotraqueal convencional.

Palabras clave : Laringoscopia; Intubação Orotraqueal; Ensino; Manuseio das Vias Aéreas; Treinamento com Simulação de Alta Fidelidade.

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