SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 número3Experiência de reforma curricular com participação da comunidade acadêmica e ensino baseado em competênciasAnálise de lacunas e perspectivas sobre programas de doação de corpos: relato de experiência no Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Médica

versión impresa ISSN 0100-5502versión On-line ISSN 1981-5271

Resumen

NICACIO, Jandir Mendonça et al. Tecnologia digital como instrumento de saúde em uma comunidade indígena no Vale de São Francisco. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2023, vol.47, n.3, e101.  Epub 26-Jul-2023. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v47.3-2022-0343.

Introdução:

As comunidades tradicionais são grupos de indivíduos socialmente organizados que partilham comportamentos econômicos, socioambientais e culturais comuns. Entre elas, destacam-se as comunidades indígenas no Brasil, que vêm sofrendo o impacto da urbanização, do crescimento de doenças crônicas e epidemias e do aumento da insegurança alimentar.

Relato de experiência:

Este estudo teve como objetivo descrever as experiências da equipe de saúde, quanto ao uso de uma ferramenta de gestão de dados na assistência, em uma comunidade indígena no Nordeste brasileiro. Trata-se de um relato de experiência do uso de uma ferramenta digital nas ações assistenciais em uma comunidade tradicional. A equipe de saúde foi dividida em dois grupos: agentes comunitários de saúde e estudantes de Medicina.

Discussão:

A descrição das experiências e a análise das narrativas resultaram na identificação de 258 citações, que foram classificadas em 12 categorias, relacionadas ao objeto de estudo. Dentre estas, as questões ligadas aos benefícios da ferramenta foram as mais mencionadas (43,41%), em que os subgrupos abordaram diferentes reflexões. A segunda categoria mais citada se referia às limitações da ferramenta (15,11%), sendo a necessidade do sinal de internet o ponto crítico. Ou seja, esta pesquisa mostra vantagens da ferramenta na atenção à saúde, mas também explicita fragilidades inerentes ao seu uso, de modo a trazer questões importantes dessa vivência e estimular práticas semelhantes.

Conclusão:

Esse relato de experiência, como método científico, traz importantes questões vivenciadas, relacionadas à aplicabilidade prática de uma ferramenta digital em uma comunidade indígena. Apesar de ser inegável que há pontos de fragilidade evidentes, eles não comprometeram o resultado afirmativo da vivência, melhorando a assistência.

Palabras clave : Comunidades Indígenas; Tecnologia Digital; Saúde Indígena.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )