SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 número4Educação permanente em saúde para médicos da Estratégia Saúde da Família: percepções e necessidadesPET-Saúde: contribuições para implementação da EIP e o desenvolvimento de competências colaborativas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Médica

versión impresa ISSN 0100-5502versión On-line ISSN 1981-5271

Resumen

COSTA, Danilo Campos; COSTA, Nilce Maria da Silva Campos  y  PEREIRA, Edna Regina Silva. Os papéis do professor de Medicina: diálogo entre teoria e prática no ensino superior. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2023, vol.47, n.4, e114.  Epub 26-Sep-2023. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v47.4-2022-0183.

Introdução:

Professores de Medicina são demandados em atividades complexas. As reformulações curriculares propostas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Medicina no Brasil trouxeram mudanças nas atividades docentes, com a introdução de inovações na formação dos médicos. Em consequência, os papéis docentes têm sido submetidos a redefinições. Harden e Lilley são autores que se debruçaram sobre o estudo dos papéis dos professores de medicina.

Objetivo:

Este estudo foi realizado com o objetivo de conhecer a percepção de professores de medicina de uma instituição pública federal de ensino superior sobre os papéis que exercem como docentes.

Método:

Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, com realização de entrevistas semiestruturadas com dois grupos de professores de medicina, separados pelo tempo de experiência docente: grupo 1: professores com mais de dez anos de docência e grupo 2: docentes com menos de dez anos de carreira docente. As entrevistas foram submetidas à análise de conteúdo temática.

Resultado:

Os professores de medicina de ambos os grupos identificaram em sua atuação os papéis propostos por Harden e Lilley e foram além ao descreverem papéis adicionais que exercem em sua prática docente. Os do grupo 1 consideraram o papel de gestor e os do grupo 2 salientaram que devem ter disponibilidade emocional para lidar com as necessidades afetivas dos estudantes.

Conclusão:

Essas percepções podem proporcionar às instituições formadoras o conhecimento necessário para mobilizar investimentos institucionais para o desenvolvimento docente e poder contar com todo o potencial da atuação dos professores.

Palabras clave : Autopercepção do Professor; Capacitação de Recursos Humanos em Saúde; Ensino; Educação Médica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )