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Revista Brasileira de Educação Médica

versión impresa ISSN 0100-5502versión On-line ISSN 1981-5271

Resumen

GONCALVES, Anna Clara Araújo Mendes Costa; FERREIRA, Emily de Souza  y  COTTA, Rosângela Minardi Mitre. PET-Saúde: contribuições para implementação da EIP e o desenvolvimento de competências colaborativas. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2023, vol.47, n.4, e116.  Epub 27-Sep-2023. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v47.4-2023-0031.

Introdução:

Cada vez mais no cenário global vem sendo observado o avanço das iniciativas de educação interprofissional (EIP) com o intuito de gerar inovações e solucionar problemas nos cenários de saúde. Ainda que tímidas, no Brasil, tem-se notado a implantação dos seus preceitos em busca de práticas mais colaborativas, especialmente alinhadas às diretrizes e aos preceitos do Sistema Único de Saúde (SUS).

Objetivo:

Este estudo teve como objetivo analisar a implementação da EIP e o desenvolvimento de competências colaborativas na formação dos estudantes e na prática dos preceptores e docentes que participaram do PET-Saúde/Interprofissionalidade da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Método:

Trata-se de uma pesquisa qualitativa que utilizou como técnica de coleta de dados a análise documental. Foram analisados quatro documentos: o edital que dispõe sobre o programa, o documento de inscrição e os relatórios, parcial e final.

Resultado:

Destacaram-se três aspectos nos documentos avaliados: “cumprimento dos objetivos”, “desafios para efetivação da EIP” e “desenvolvimento de competências colaborativas”, e, assim, notou-se que, de modo geral, houve o cumprimento dos objetivos do programa, apesar dos desafios impostos pelo modelo hegemônico de formação uniprofissional e pela pandemia da Covid-19. Além disso, foi observado o desenvolvimento de competências fundamentais para uma prática integral em saúde, como: comunicação interprofissional, trabalho em equipe, resolução de conflitos, escuta ativa e qualificada, liderança colaborativa, clareza de papéis, entre outras.

Conclusão:

Apesar dos percalços, houve a aplicação da EIP e o desenvolvimento de competências colaborativas, as quais favorecem a prática interprofissional e o efetivo trabalho em equipe nos cenários de saúde.

Palabras clave : Atenção Primária à Saúde; Aprendizagem Colaborativa; Práticas Colaborativas; Trabalho em Equipe.

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