SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 número4Transtornos mentais comuns em estudantes de medicina: prevalência e fatores associadosPercepção dos internos de Medicina acerca do atendimento destinado às pessoas com deficiência: modelo curricular insuficiente? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Médica

versión impresa ISSN 0100-5502versión On-line ISSN 1981-5271

Resumen

SILVA, Alvino Camilo da et al. Integração ensino-serviço-comunidade no âmbito rural em Toledo, no Paraná. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2023, vol.47, n.4, e119.  Epub 16-Oct-2023. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v47.4-2023-0092.

Introdução:

A integração ensino-serviço com vivências que incluam ambientes rurais na prática clínica é fundamental para o ensino de uma realidade mais próxima ao Sistema Único de Saúde.

Objetivo:

Este estudo teve como objetivo analisar a visão dos usuários, estudantes de Medicina e profissionais de saúde de uma unidade de saúde sobre a integração ensino-serviço-comunidade no âmbito rural.

Método:

Trata-se de um estudo qualitativo realizado com esse público, sendo 15 entrevistas ao todo, em que se utilizou o referencial teórico fenomenológico-hermenêutico para construção das categorias de análise.

Resultado:

Os estudantes e profissionais identificaram como vantagens da Estratégia Saúde da Família na área rural o menor número de pessoas adscritas e o melhor acesso ao serviço. Tal fato contribui para a longitudinalidade do cuidado e a adesão dos usuários às propostas terapêuticas.

Conclusão:

O estudo aponta questões relevantes para fomentarmos o estágio rural nos currículos de escolas médicas, como a possibilidade de vínculos mais estruturados com a comunidade e com a equipe de saúde.

Palabras clave : Educação Médica; Serviços de Saúde Rural; Atenção Primária.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )