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Revista Brasileira de Educação Médica

versión impresa ISSN 0100-5502versión On-line ISSN 1981-5271

Resumen

AGRA, Iluska Andrade et al. Uso de modelo de olho não biológico na simulação de cirurgia de estrabismo: relato de experiência. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2023, vol.47, n.4, e115.  Epub 20-Sep-2023. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v47.4-2023-0015.

Introdução:

Estrabismo é uma doença ocular caracterizada pelo desvio dos olhos cujo tratamento pode ser clínico ou cirúrgico. O ensino da cirurgia de estrabismo faz parte do programa de residência médica de oftalmologia, e seu treinamento é realizado mais frequentemente em sala de cirurgia, em situações reais. A aprendizagem ativa por experimentação ou simulação é cada vez mais utilizada na educação em saúde.

Relato de experiência:

O objetivo deste trabalho é descrever o relato de experiência da utilização de simulação como método de ensino de cirurgia de estrabismo para os médicos residentes do programa de residência de oftalmologia de um hospital universitário.

Discussão:

A simulação é um tipo de metodologia ativa que permite ao residente conquistar habilidades cirúrgicas por meio da repetição em ambiente seguro, de modo a diminuir as taxas de complicações cirúrgicas. Diferentemente de outros simuladores com tecnologia avançada para treinamento de cirurgia intraocular, nosso modelo de olho é uma ferramenta simples, de baixo custo e de fácil acesso e manuseio. A portabilidade e facilidade no manuseio permitem que o residente pratique as etapas com mais frequência desenvolvendo a memória com as etapas cirúrgicas.

Conclusão:

O ensino da cirurgia oftalmológica é uma tarefa desafiadora, e a utilização de métodos de aprendizagem ativa, como a simulação, é uma alternativa para o treinamento de habilidades cirúrgicas, com o propósito de diminuir as taxas de complicações.

Palabras clave : Motilidade Ocular; Educação Médica; Residência Médica; Treinamento por Simulação; Músculos Oculomotores.

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