SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 número4Uso de modelo de olho não biológico na simulação de cirurgia de estrabismo: relato de experiência índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Médica

versión impresa ISSN 0100-5502versión On-line ISSN 1981-5271

Resumen

OLIVEIRA, Leonardo Carvalho et al. Feira das Cartas: integrando promoção, regionalização e gestão em saúde em atividade lúdica e interativa. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2023, vol.47, n.4, e124.  Epub 03-Nov-2023. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v47.4-2023-0006.

Introdução:

A educação médica, por meio de metodologias ativas, proporciona o ensino e a aplicação integrada de conceitos da saúde coletiva, como regionalização, promoção e gestão em saúde. Durante a pandemia de Covid-19, ao considerar a necessidade de adaptações de ensino para a manutenção da qualidade do aprendizado, o módulo de Saúde Coletiva III do curso de graduação em Medicina implementou a atividade remota “Feira Virtual das Cartas de Promoção da Saúde”, a qual proporcionou o desenvolvimento de habilidades importantes. Dessa maneira, objetiva-se, neste relato, expor o ensino teórico e a aplicação prática integrada dos conceitos e princípios de promoção, regionalização e gestão da saúde, importantes no estudo da saúde coletiva, por meio dessa atividade no ensino remoto.

Relato de experiência:

A atividade “Feira Virtual das Cartas de Promoção da Saúde”, desenvolvida no terceiro período, contou com quatro etapas. A etapa 0 consistiu em um encontro síncrono para que os docentes explicassem aos discentes as demais etapas e o desenvolvimento da atividade. A primeira compreendeu a leitura das “Cartas de Promoção da Saúde” e a confecção de produto ou ação factível, executável e aplicável para apresentarem na feira. A segunda parte foi composta por gerenciamento de recursos fictícios por cada equipe, considerando a qualidade e as necessidades dos produtos ofertados na feira. A última etapa consistiu na avaliação, por meio de feedback, entre docentes e discentes.

Discussão:

Por meio dessa dinâmica, os discentes aprofundaram seus conhecimentos acerca das “Cartas de Promoção da Saúde” e puderam aplicar, a partir delas, as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) em um contexto mais amplo e globalizado. Os estudantes potencializaram suas habilidades de gestão e criatividade, embora algumas limitações tenham sido observadas, como a falta de um conhecimento mais abrangente sobre “gestão em saúde”, o qual poderia ter aprimorado o aproveitamento durante a atividade.

Conclusão:

Os discentes puderam atuar de forma ativa na construção do conhecimento ao longo do processo, desenvolvendo habilidades imprescindíveis para a prática profissional. A atividade, de forma lúdica, proporcionou a integração de diversos conceitos em saúde coletiva, representando um exemplo de como a educação médica pode atuar de maneira integrativa e prática.

Palabras clave : Educação Médica; Regionalização da Saúde; Promoção da Saúde; Covid-19; Ensino On-line.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )