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Revista Brasileira de Educação Médica

versión impresa ISSN 0100-5502versión On-line ISSN 1981-5271

Resumen

CASTRO, Mario Augusto Ferrari de et al. Design thinking como metodologia na elaboração de uma proposta de matriz curricular. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2024, vol.48, n.1, e019.  Epub 26-Feb-2024. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v48.1-2022-0358.

Introdução:

A matriz curricular do curso de Medicina pode variar de acordo com o projeto pedagógico de curso (PPC) de cada instituição de ensino superior (IES). Nem sempre a visão da coordenação e do corpo docente do curso de Medicina está alinhada às opiniões dos alunos. Assim, a utilização de uma metodologia para identificar a visão do corpo discente seria fundamental. O design thinking (DT) é um processo que propõe a busca, de forma empática, colaborativa e criativa, de soluções para problemas complexos.

Objetivo:

Este estudo apresenta o DT como uma metodologia para identificar como os alunos do internato acreditam que deva ser a matriz curricular do primeiro ao quarto ano de um curso de Medicina no estado de São Paulo, e, para tanto, coletaram-se sugestões e pontos que exigiram a reavaliação na matriz original.

Método:

Realizou-se uma avaliação qualitativa com base no modelo do DT. Os alunos foram divididos em três grupos de cinco alunos, e cada grupo dedicou-se a discutir livremente sobre suas ideias acerca da matriz curricular. Posteriormente, apresentou-se um painel para cada grupo com a separação dos semestres correspondentes - do primeiro ao quarto ano - com post-it representando a matriz curricular vigente do curso de Medicina, e cada grupo teve uma hora para remontar a matriz curricular da maneira que julgasse mais adequado.

Resultado:

Após a fase de discussão, cada grupo montou sua matriz curricular, e propuseram-se algumas mudanças do ano em que a disciplina era ministrada e a inclusão de algumas matérias. A maioria das sugestões foi julgada procedente e incorporada na matriz curricular.

Conclusão:

A metodologia do DT contribuiu para a identificação de várias demandas acerca da matriz curricular de uma forma ordenada, empática e colaborativa, levando em consideração a opinião do estudante, sendo, portanto, uma estratégia de planejamento capaz de evidenciar fragilidades e fortalezas do currículo que talvez não fossem percebidas por outras estratégias.

Palabras clave : Matriz Curricular; Ensino Médico; Design Thinking.

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