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Educação: Teoria e Prática
versión On-line ISSN 1981-8106
Resumen
CORREIA, Marcos Antônio. A geografia cultural no III Milênio: perspectivas epistêmico-metodológicas e pedagógicas. Educ. Teoria Prática [online]. 2010, vol.20, n.34, pp.87-100. ISSN 1981-8106.
O artigo reflete sobre mudanças no projeto da sociedade moderna e perspectivas renovadoras dos saberes dentre eles as possibilidades da geografia cultural (III Milênio) assentadas na percepção e representação associada ao subjetivismo e intersubjetivismo da disciplina de geografia. Para tanto, aponta algumas questões metodológicas e pedagógicas da geografia cultural atual, buscando fundamentos fenomenológicos e das representações sociais, para a elaboração de um saber mais humano, transposto a um fazer pedagógico no interior da geografia escolar, o qual poderá contribuir ao projeto da sociedade como um todo. Para isso, volta-se à visão fenomenológica husserliana e merleau-pontyana, assim como a teoria das representações sociais moscoviciana. Essas vem de encontro a uma geografia humanista, à ser constituída e desenvolvida em ambientes acadêmico e didáticopedagógico da ciência geográfica.
Palabras clave : Geografia Cultural Humanista; Metodologia-Ensino; Percepção-Representação.