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Educação: Teoria e Prática
versión On-line ISSN 1981-8106
Resumen
DALBEN, Adilson. Avaliação Institucional na escola de educação básica: uma aproximação orientada pelos princípios da participação. Educ. Teoria Prática [online]. 2010, vol.20, n.35, pp.133-146. ISSN 1981-8106.
Este trabalho sintetiza a Dissertação de Mestrado que buscou identificar os aspectos que influenciaram a implantação da Avaliação Institucional Participativa em uma Escola Estadual do Ensino Fundamental, situada na periferia da cidade de Campinas, SP. O modelo de avaliação institucional proposto se apoiou no conceito de qualidade negociada e contou com a constituição de uma Comissão Própria de Avaliação, composta por representantes da comunidade escolar, para dinamizar todo o processo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujos dados foram obtidos no período entre outubro de 2005 e dezembro de 2006, quando o pesquisador se inseriu no ambiente escolar com a função de também apoiar a escola no desenvolvimento do processo de avaliação. Da análise dos dados resultaram quatro categorias analíticas que propiciaram reflexões acerca do Projeto Político-Pedagógico, da cultura educacional vinculada ao gestor escolar, dos meandros da participação e das potencialidades da Avaliação Institucional Participativa. Verificou-se também a potencialidade da Avaliação Institucional Participativa, enquanto recurso da gestão democrática e para a formação técnica e política da comunidade escolar com vistas à superação dos problemas enfrentados pela escola.
Palabras clave : Avaliação Institucional Participativa; Qualidade Educacional; Qualidade Negociada; Gestão Democrática.