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Educação: Teoria e Prática
versión On-line ISSN 1981-8106
Resumen
DALVI, Maria Amélia. O modernismo nos livros didáticos de ensino médio: os temas e textos tidos como fundadores e a formação do leitor escolarizado. Educ. Teoria Prática [online]. 2011, vol.21, n.37, pp.28-47. ISSN 1981-8106.
Partindo de uma perspectiva cultural, o objetivo deste artigo é apresentar os resultados de uma pesquisa metodologicamente caracterizada como bibliográfico-documental sobre o modernismo brasileiro em livros didáticos contemporâneos - seus temas, textos e implicações para a formação de leitores escolarizados. Traz, em primeiro lugar, uma breve síntese a respeito da pesquisa com livros didáticos e sua (inter-relação) com a formação do leitor escolarizado no Brasil; depois, parte para uma brevíssima consideração acerca do que se entende por "moderno" e por "modernismo", passando pela instituição do termo e chegando às vanguardas europeias, latino-americanas e brasileiras no século XX; por fim, organiza, em tabelas, dados como os temas e subtemas relacionados ao Modernismo Brasileiro que comparecem em quatro livros didáticos contemporâneos, para a disciplina de Língua Portuguesa e Literatura no ensino médio, livros estes publicados por grandes grupos editoriais, elencando, também, os textos e os autores abordados (especialmente, Oswald de Andrade, Mário de Andrade, Manuel Bandeira e Carlos Drummond de Andrade). Como conclusão, analisa a que se presta o conjunto de temas, subtemas, autores e textos veiculados pelos impressos pedagógicos no processo de formação do leitor escolarizado. Defende, pois, que um livro didático menos previsível talvez fosse um meio de criticar tudo aquilo que reproduz um modelo de identidade - e de educação, verdade e formação - estanque e essencialista.
Palabras clave : Modernismo Brasileiro; Livros Didáticos; Ensino Médio.