Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação: Teoria e Prática
versión On-line ISSN 1981-8106
Resumen
ROSSI, Fernanda y HUNGER, Dagmar. O cenário global e as implicações para a formação continuada de professores. Educ. Teoria Prática [online]. 2013, vol.23, n.42, pp.72-89. ISSN 1981-8106.
A formação continuada de professores, concebida como um fenômeno global, permeia os debates educacionais desde a década de 90, em consequência, especialmente, das pressões do mundo do trabalho e dos precários desempenhos escolares de grandes parcelas da população, constatado pelos sistemas governamentais. Por ser concebida como meio para a transformação da qualidade da educação, integra praticamente todas as reformas educativas em curso. No Brasil, a LDB/1996 impulsionou as ações nesse âmbito, refletindo esse período de debates. Objetivou-se neste artigo, de natureza teórica, analisar as relações entre a conjuntura global da atualidade e a formação continuada de professores, tendo como fontes livros e artigos da literatura, resultados de pesquisas atuais e a pesquisa documental, a partir da análise da legislação vigente. Os organismos internacionais, como o Banco Mundial, exercem influência nas diretrizes para essa formação, sendo contempladas muitas de suas recomendações nos documentos oficiais, como a ênfase na formação em serviço e na educação a distância. No cenário da nova ordem global, a educação é transformada em mercadoria e a formação continuada, por vezes, em projeto econômico, configurando-se como um grande negócio que, como tal, deve ser regido pela lógica do mercado.
Palabras clave : Globalização; Políticas Educacionais; Formação Continuada de Professores.