Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação: Teoria e Prática
versión On-line ISSN 1981-8106
Resumen
MAGALHAES JUNIOR, Antônio Germano; SILVA NETA, Maria de Lourdes da y SANTOS, Maria Terla Silva Carneiro dos. Aprendizagem Cooperativa: uma Experiência no Ensino Médio Profissionalizante. Educ. Teoria Prática [online]. 2016, vol.26, n.52, pp.247-263. ISSN 1981-8106. https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol26.n52.p247-263.
Considerando as mudanças ocorridas na educação brasileira em decorrência do Decreto nº 5.154, no qual o ensino médio passou a ser articulado ao curso técnico de nível médio, selecionamos como objeto de pesquisa, a proposta formativa de uma escola de educação profissional no interior do Ceará, pioneira no Brasil em utilizar a Aprendizagem Cooperativa como metodologia em sala de aula. A pesquisa, de caráter bibliográfico e documental, possui fundamentação teórico-metodológica nos estudos de Kuenzer (2007); Ramos (2011); Oliveira (2006), dentre outros. Objetivamos com esse escrito, compreender a proposta formativa da referida instituição escolar utilizando como documentos basilares o Projeto Político Pedagógico (PPP), o Regimento Escolar e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Assim, a análise dos dados permitiu-nos considerar que a instituição escolar oferece a seus estudantes formação em consonância com as determinações legais, visando a inserção dos estudantes na Universidade e no mundo do trabalho.
Palabras clave : Educação Profissional; Aprendizagem Cooperativa; Ensino Médio Profissionalizante.